domingo, 7 de agosto de 2011

GE PLAN

Grupo Escoteiro Planaltina

6/8/2011 15:05:00

Valmon Pereira
Élcio Brito (fotos)

Na manhã de hoje (06), foi lançado no 14º BPM o Grupo Escoteiro Planaltina. O projeto, mais uma etapa do Programa Juventude Sempre Alerta da PMDF, cuja missão é utilizar o escotismo como fator de inclusão, desenvolvimento e sentimento de civilidade entre os jovens do Distrito Federal, foi bem recebido pela comunidade local.

Ao todo, 36 jovens, além de adultos voluntários, fizeram a tradicional promessa dos escoteiros em formação: "Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Obedecer à Lei do grupo a que pertenço e fazer todos os dias uma boa ação".

Com esse juramento, dez crianças, com idades de 07 a 10 anos, ingressaram no grupo Lobinho (em um ambiente de fantasia, começam a aprender sobre o mundo e a se tornarem autossuficientes). Os demais, 26 adolescentes, entre 11 e 17 anos, passaram a fazer parte do grupo Juniores - onde aprendendo diversas técnicas, somadas a um ambiente de aventura, vão se descobrindo e assim poderão ser úteis em sua família e comunidade.



Durante a solenidade, o sargento Alan Campos, Chefe da Federação dos Escoteiros Tradicionais, não escondeu a emoção, em seu discurso, de poder inaugurar mais uma importante ferramenta de formação de jovens e disse aos novos integrantes: "coloquem-se como escoteiros de verdade e mudem a realidade da comunidade de Planaltina".



Presente na cerimônia e representando o comando da PMDF, coronel Alberto, Chefe do Estado Maior, agradeceu aos policiais militares que trabalham nesse projeto e parabenizou os familiares dos escoteiros por acreditarem no trabalho desenvolvido pela Instituição. Por fim, o coronel ressaltou que a Polícia Militar também tem como alvo formar cidadãos e construir uma sociedade melhor.



Estiveram presentes no evento, as seguintes autoridades e representantes da comunidade: tenente-coronel Carlos Alberto, comandante do Batalhão de Planaltina, major Wallace, subcomandante do Juventude Sempre Alerta, professor Nilvan Henrique, Administrador da cidade, e Paulo Henrique, Presidente da Loja Maçônica 7 de Setembro Sete.

Outras fotos do evento:









Escoteiros... como surgiram, qual a proposta

Fundado pelo militar inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powel, em 1907, o escotismo se tornou um movimento mundial, educacional, voluntário, apartidário e sem fins lucrativos. Sua proposta é o civismo, o desenvolvimento do jovem pelos valores éticos e pela honra, contido na promessa e na lei escoteira. Eles valorizam o trabalho em equipe, a vida ao ar livre,e a consciência sobre o próprio desenvolvimento humano. Os escoteiros devem exercitar os modelos de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Parte do aprendizado dos escoteiros passa pelo desenvolvimento de atividades manuais, de reflexões sobre a realidade social e política, pela prática de esportes e de gincana, pelo autoconhecimento, pela proteção da natureza, pelo apoio e serviços prestados à comunidade e pela vida familiar. Outro aspecto importante para os escoteiros é o religioso. Deus é sempre presente no dia-a-dia deles, e se espera que ele esteja no coração de todos os jovens. Amar a Deus para o escotismo é dedicar amor aos outros, à família, aos amigos, à natureza e à pátria.

  Aguardem mais fotos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário